5 sintomas de deficiência de vitaminas que podem ser lidos em seu rosto
Você sabia que a queda de cabelo excessiva pode ser o resultado da falta de vitaminas? Verifique a sua dieta e tente incluir alimentos como frutas e legumes frescos para resolver.


A falta de vitaminas em nosso corpo é refletida através do nosso rosto com uma série de sintomas que certamente podemos detectar.
Se você acha que tem um aspecto que pode ser melhorado, preste atenção a esses sinais, porque talvez o seu rosto esteja tentando lhe dizer algo.
Com uma dieta adequada e equilibrada você provavelmente nunca sofrerá nenhum destes sintomas ou problemas.
No entanto, se suspeitar que pode ser o seu caso, será melhor aumentar a ingestão de alimentos do tipo que você precisa, de acordo com a sua deficiência.
Se não melhorar, consulte o seu médico para ver o que pode ser a verdadeira causa.
1. Pele pálida
Se você está com a pele muito pálida e isso não é normal para você, talvez tenha falta de vitamina B12. Quando há falta desta vitamina nos sentimos deprimidos e cansados.
Quando os níveis desta vitamina estão muito baixos, ocorre uma acumulação de um aminoácido produzido pelo corpo, a homocisteína.
Isto pode causar danos às artérias e aumentar o risco de vasos sanguíneos obstruídos. Pode ser especialmente perigoso para as pessoas com problemas cardíacos ou circulatórios.
Solução
Para que a quantidade de vitamina B12 no nosso corpo aumente é necessário aumentar o consumo de carne e frutos do mar em nossa dieta.
2. Cabelos secos e quebradiços
Se você tem cabelo seco e muito frágil, bem como caspa, pode ter falta de biotina, também conhecida como vitamina B7. Este déficit costuma ser frequente depois de tomar antibióticos.
A vitamina B7 pode ser produzida dentro do corpo pelas bactérias intestinais.
Muitas vezes, você pode produzi-la em uma quantidade suficiente para satisfazer as suas necessidades mas, às vezes, isso não acontece.
Solução
Para aumentar o nível de vitamina B7 você terá que aumentar a ingestão de:
- Carne
- Peixe
- Verduras
- Frutas
- Cogumelos
- Legumes
Caso você esteja fazendo dieta, terá que deixá-la de lado por um tempo.
Além disso, os ácidos graxos ômega 3 também podem ser de grande ajuda neste caso. Eles favorecem a produção de elastina impedindo assim, o ressecamento do cabelo e dando-lhe um brilho superior.
O ácido graxo também interfere na formação da retina e, portanto, faz bem para a saúde dos olhos, e também está envolvido no funcionamento do sistema imunológico.
Para garantir uma boa quantidade de ômega-3 aumente a ingestão de nozes e de peixes oleosos.
3. Olhos inchados
Se você achar que está com os olhos inchados além do normal, você pode ter falta de iodo.
O iodo é um mineral que atua como constituinte dos hormônios da tireoide, que permite que as reações metabólicas ocorram no momento certo.
Solução
Aumentar o consumo de alimentos ricos neste mineral, tais como:
- Frutos do mar (lagosta, camarão)
- Algas
- Produtos lácteos
- Pão
- Sal iodado
4. Lábios pálidos
Se você estiver com os lábios pálidos talvez tenha deficiência de ferro, vulgarmente conhecida como anemia. Além disso, você também pode pegar resfriados frequentemente e ter pressão baixa.
No entanto, o sintoma mais comum quando há falta de ferro é a anemia e a fadiga. A anemia ocorre quando não há hemoglobina suficiente no sangue.
A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que fica no interior das células vermelhas do sangue, e transporta o oxigênio para todo o corpo.
Solução
Compense a falta de ferro comendo mais carne vermelha e evitando temporariamente os alimentos com alto teor de cálcio.
O cálcio pode dificultar a absorção de ferro e reduzir seus ganhos.
5. Gengivas com sangramento
Se você sangrar muito pela gengiva, pode ter pouca vitamina C no seu corpo. Tenha muito cuidado com isso, pois pode acabar resultando em um sistema imunológico enfraquecido.
Ela também pode causar:
- Dor nos músculos e ossos
- Problemas com os dentes.
Solução
Lembre-se de que a vitamina C está presente em frutas cítricas e pimentões vermelhos, dentre outros alimentos que você não deve hesitar em comer diariamente.
Os produtos lácteos também são benéficos, pois eles ajudam a reduzir os níveis de ácidos prejudiciais na boca.
Comentários
Postar um comentário