Como se expressar melhor e ter relacionamentos mais saudáveis?



A comunicação interpessoal é imperfeita. Isso acontece porque traduzir sentimentos em palavras é bastante subjetivo e, dessa maneira, constitui uma tarefa quase impossível. É muito mais fácil, nesse ponto, expressar ideias que emoções. Além disso, há uma série de fatores que transmitem uma mensagem, mas não com palavras, como as expressões corporais ou, até mesmo, o silêncio.

Nesse sentido, saber como se expressar melhor torna-se fundamental para estabelecer relacionamentos saudáveis.

Falaremos, a seguir, sobre a importância dessa habilidade e daremos algumas dicas para que você aprimore a sua comunicação interpessoal. Se você se interessa pelo assunto, continue sua leitura!

Por que se expressar corretamente é tão importante?

Saber como se expressar melhor é essencial para ser bem-sucedido, tanto nas relações pessoais quanto nas profissionais. Muitas vezes, quem consegue fazer com que os outros entendam, perfeitamente, o recado que se deseja passar tem mais destaque.
Ao aprimorar as nossas habilidades de comunicação e sabendo como se expressar melhor, conseguimos obter sucesso em nossos propósitos, uma vez que a interação verbal permeia todas as esferas de nossa vida. Sendo assim, usar as palavras corretamente é essencial.
Um feedback, por exemplo, pode ser transformador ou devastador. Ou, mesmo, as palavras de conforto de um amigo podem ter o poder de curar ou de prolongar o período de sofrimento. Tudo depende de como as informações são passadas e das atitudes de quem emite a mensagem.
Por isso, tenha em mente os seus objetivos e se expresse de maneira clara e assertiva para alcançá-los: não abra espaço para mal-entendidos e conflitos.


Como se expressar melhor?

Para lhe ajudar na tarefa de se comunicar de maneira precisa, separamos algumas dicas. Coloque-as em prática agora mesmo e aja com segurança, buscando alcançar os seus propósitos. Confira!

Expresse o sentimento correto

Muitas pessoas se calam para evitar conflitos ou por medo do julgamento dos outros. No entanto, aprisionar as suas palavras dentro de você não permite o seu desenvolvimento — e nem o das pessoas ao seu redor.
Saiba pontuar as suas frustrações e insatisfações de maneira positiva. Para isso, não se deixe levar por sentimentos como raiva ou estresse, uma vez que eles podem condicionar a maneira como você se expressa e, em vez de resolver, aumentar a tensão no ambiente.
Entenda a origem de suas emoções — o fator desencadeador delas — e reflita sobre isso. Antes de dizer qualquer coisa, canalize os sentimentos adversos para se expressar com positividade. Ninguém chega a lugar nenhum com grosseria e violência.
Pontue, com clareza, como determinada situação lhe atingiu. Entenda que os problemas representam oportunidades de aprendizado e pense no futuro, propondo soluções aplicáveis e não ofensivas.
Da mesma forma, não silencie o reconhecimento do outro. Elogie a conquista de um amigo, a performance de um colega em determinada tarefa e até mesmo uma roupa nova de seu parceiro.

Seja sincero

A comunicação inclui, além das palavras, aspectos não verbais. Por isso, não minta sobre os seus sentimentos, já que, com um olhar atento, é possível identificar a falta de sinceridade.
Aqueles que escondem a verdade para agradar, poupar ou manipular, acabam sendo descobertos e tendo os relacionamentos prejudicados pela falta de confiança.
Entretanto, não seja aquela pessoa que sai por aí dizendo tudo o que pensa, sem se importar com os sentimentos dos outros. Existem maneiras otimistas até para dar notícias ruins. Seja amável e, se for necessário corrigir alguém, aproveite o momento para também ressaltar os pontos positivos da pessoa.

Pratique o autoconhecimento

Em algumas situações, por não sabermos exatamente o que sentimos, fica difícil estabelecer uma comunicação eficaz. Nessas ocasiões, é importante parar por alguns minutos e identificar as emoções, separando-as do que mais ocupar a nossa cabeça.
Quem viveu episódios de injustiça na infância, por exemplo, encara isso de uma maneira diferente daqueles que nunca passaram por esses eventos. Do mesmo modo, quem já foi traído enxerga a confiança nas relações de uma forma particular.
Portanto, é importante revisitar a nossa história para entender o que nos faz sentir de determinada maneira. Com o autoconhecimento, torna-se possível acessar a consciência e se expressar melhor, vivendo o presente sem as influências negativas do passado.

Atente-se à expressão corporal

Tanto quanto as palavras, a expressão corporal também exerce grande influência na comunicação. Você pode usá-la para ressaltar determinadas frases e passar ou não confiança para o seu ouvinte.
Imagine um executivo apresentando um projeto para um grupo de investidores, no qual ele não acredita: as chances de sucesso são mínimas.
Pense também em um funcionário que não entrega resultados, falta com frequência e se envolve em conflitos, pedindo uma promoção para o seu chefe: é possível transmitir credibilidade com esse histórico?
Mesmo que possamos modificar as palavras, a verdade pode vir à tona, a qualquer momento, por meio de nossas expressões.

Escute mais

Para conseguir captar a atenção das outras pessoas, é fundamental que você faça o mesmo com elas. Ouça-as até o fim, sem interrompê-las, para, só então, emitir a sua opinião. Manter o contato visual e a coluna ereta ajuda a passar uma imagem receptiva.
Os relacionamentos não são constituídos por monólogos. Da mesma forma que é ótimo poder compartilhar os acontecimentos do dia com o parceiro, ele também precisa expressar as suas conquistas e falhas. Comemore e apoie, fortalecendo os laços de vocês. Nessas oportunidades, desligue a TV, deixe o celular de lado e direcione todo o seu foco ao companheiro.

Treine o diálogo

Para reuniões corporativas, pesquise tudo sobre o assunto com antecedência. Desenvolva o seu vocabulário dentro da temática e treine a pronúncia das palavras antes do encontro. Com isso, você poderá se expressar com muito mais segurança e transmitir a sua mensagem com clareza.
Também é imprescindível que a sua fala seja coerente, tendo começo, meio e fim. Se possível, escreva o que não poderá faltar no seu discurso.
De forma semelhante, prepare-se, da melhor maneira possível, para resolver os conflitos afetivos. Respeite o tempo do outro, mas não deixe situações adversas virarem fantasmas, pairando sobre o seu relacionamento. Treine o diálogo e enfrente o problema, ouvindo e se expressando de maneira positiva, com o autoconhecimento.
Esperamos que, ao aplicar essas recomendações de como se expressar melhor, você consiga ter mais qualidade em seus relacionamentos e alcançar o sucesso. Bastam algumas mudanças de atitude para que os benefícios possam ser vivenciados.

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